quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O Sindicalismo


O sindicalismo tem origem paralela ao surgimento do capitalismo, espalhando-se por todo o mundo a partir de então. O sindicalismo é um movimento que tem como objetivo principal melhorar as condições de vida e trabalho da classe operária, defendendo os interesses dos trabalhadores.

No Brasil, o movimento teve início no final do século XIX, época na qual os operários imigrantes encontravam-se insatisfeitos com as condições de trabalho vigentes dentro das fábricas. Dessa forma, eles começaram a se unir a fim de lutar por seus direitos, instituindo assim, os primeiros sindicatos brasileiros.

Já no final da década de 70 e início da década de 80, o movimento sindicalista viveu seu auge, visto que o Brasil deixava o regime militar para adentrar ao regime democrático. Esse novo sindicalismo apresentou-se com uma postura inovadora, reivindicando melhorias para a classe operária ao invés de apenas prestar serviços de assistência.

Porém, com as diversas mudanças ocorridas no cenário nacional referentes a questões políticas, econômicas, sociais e tecnológicas na década de 90, o sindicalismo se viu de frente com uma crise, por não conseguir lidar com todas as inovações que estavam surgindo, tornando-se obsoleto. Por isso, houve uma diminuição do seu poder, contudo até os dias atuais o sindicalismo continua lutando por melhores condições de vida e trabalho para a classe dos trabalhadores, mesmo que seja em proporções menores devida às diversas mudanças ocorridas no Brasil e no mundo como um todo, representadas principalmente pelo processo de globalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário