sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Como enfrentar seu medo de se expor em público?


Muitos profissionais se defrontam com o medo de se expressar em público, tanto por receio de expor suas opiniões diante de outras pessoas, quanto por um processo de autocrítica. Este dilema traz sérios prejuízos para o profissional que pretende alcançar a ascensão profissional, visto que esta barreira gera certa falta de credibilidade quando se trata de vendas, apresentação de trabalho e das ideias que o norteiam, aumentar redes de contato, dentre outras situações.

Este processo de se expor em público pode causar extrema angústia ao profissional, por se tratar de questões subjetivas e complexas, como revelar o que pensamos e porque agimos de determinada maneira. Além disso, é necessário trabalhar sempre a autoconfiança, pois diante de chefes, colegas e clientes, estará uma pessoa única, com valores que a diferencia das demais e por isso merece respeito.

Mas se ainda assim você continua com receio de falar em público ai vão algumas dicas importantes:
· Consolidar uma postura altamente profissional requer que o discurso seja embasado em opiniões coerentes com os fatos e valores defendidos pela organização da qual faz parte;
· É muito importante que o profissional se informe sobre o perfil do público-alvo antes da apresentação, para que assim possa planejar seu discurso de uma forma a prender a atenção de todos os participantes e agregar valor aos mesmos;
· Busque maximizar seu conhecimento sobre o assunto que será abordado. Estude, capacite-se;
· Não seja crítico ao extremo, reconheça-se como um ser humano passível de erros, mas busque sempre trabalhar seus pontos fracos, capacitando-se sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário