domingo, 7 de novembro de 2010

Consulta sobre a realização da II Conferência Nacional de Economia Solidária em junho de 2010.


Presidente Lula na abertura da 1ª Conferência Nacional de Economia Solidária. De 2003 a 2005, a carteira de microcrédito realizou 2,04 milhões de operações, incentivando a geração de trabalho e renda para microempreendedores populares _(Brasília, DF, 27/06/2006) _Foto: Ricardo Stuckert/PR

Imagem: Presidente Lula na I Conferência Nacional de Economia Solidária (2006)

A I Conferência Nacional de Economia Solidária foi realizada em 2006, e foi um marco importante para o movimento de Economia Solidária: nela foram apontadas as principais diretrizes que orientaram a ação do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES) até hoje.

Uma das deliberações da I Conferência de ES é a de que as conferências ocorram a cada 3 anos, o que significaria que a segunda conferência deveria ocorrer ainda este ano, em 2009. Infelizmente, por uma série de fatores, como a crise e os problemas do governo federal em repassar recursos para a sociedade civil, o CNES passou um ano sem se reunir. A sua reanimação, neste ano, que culminou na realização da VI Reunião do CNES nos dias 3 e 4 de junho, trouxe à tona o debate sobre a II Conferência Nacional de Economia Solidária: a questão que se levantou foi se esta II Conferência deveria ocorrer ainda neste governo, o que pelas leis eleitorais implicaria na sua realização até junho de 2010.

O CNES, em sua VI Reunião, deliberou favoravelmente à realização da Conferência até junho de 2010, dando um prazo até o final de julho para que as organizações da sociedade civil e do governo representadas no Conselho façam consultas às suas bases para que o Comitê Permanente do CNES avalie este retorno e tome a decisão final na primeira semana de agosto.No caso específico da Economia Solidária, a realização da II Conferência em 2010 pode servir como oportunidade importante de mobilização dos Fóruns Estaduais de Economia Solidária e afirmação política da pauta e do movimento da Economia Solidária nos seus municípios e estados.

Extraído da Carta aos Fóruns Estaduais e Entidades Nacionais

2 comentários: