sábado, 20 de novembro de 2010

Educação à Distância (EAD)


Na educação tradicional, professor e alunos encontram-se na sala de aula numa mesma hora e lugar. Na Educação a Distância, professores e alunos estão separados geograficamente e, algumas vezes, também temporariamente, pois são introduzidos no processo, meios de comunicação artificiais. A utilização da Educação a Distância , é por sinal, bastante antiga: muitos autores comentam que teve início em 1881, na Universidade de Chicago, a qual oferecia um curso de hebraico por correspondência.
Dessa época em diante, tal método de ensino foi se aprimorando por meio do emprego de diversas ferramentas pedagógicas, que dependiam de alguns fatores como, por exemplo: as características dos alunos e dos professores, do tipo de curso ministrado, da distribuição geográfica entre escola e alunos, da tecnologia disponível e da relação custo-benefício.
No Brasil, há diversas organizações que oferecem diversos cursos na área de gestão para o desenvolvimento da sociedade, são cursos de curta duração até os de pós-graduação, uma boa oportunidade para quem não possuem tempo disponível para estudar. Muitas empresas estão a cada momento, capacitando seus profissionais para que sejam mais eficazes em seus trabalhos, sendo estes, mais participativos nas decisões das empresas.
Dentre as organizações que oferecem cursos online, pode-se citar algumas:
  • Universidades Federais de Viçosa, Juiz de Fora, Minas Gerais, São Paulo, São João del Rei, Lavras, dentre outras;
  • Sectes-MG (Secretaria de Estado de Ciência e Ensino Superior do estado de Minas Gerais);
  • FGV (Fundação Getúlio Vargas);
  • Bradesco S.A.;
  • IPED.
  • Sebrae

Questões sociais, éticas e humanas:

É extremamente importante que os alunos aprendam a usar a tecnologia com responsabilidade, demonstrem respeito pela privacidade dos dados e do ambiente de trabalho dos colegas. Que desenvolvam sua criatividade, compreendam leis de direitos autorais, tratem ohardware e o software com o devido cuidado e respeito, usem conteúdo e linguagem apropriados quando se comunicam, sabendo distinguir a informação ética da anti-ética e lembrem-se sempre de empregar antivírus (MORGAN, 2008).


Nenhum comentário:

Postar um comentário