quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Administração Complexa

No modelo de sociedade atual, observa-se que há a necessidade de uma gestão que fosse mais flexível e não aquele modelo clássico que era proposto por Taylor, Fayol e Weber, que é uma gestão altamente mecanicista. Nesse novo modelo atual surge a Administração Complexa, uma gestão que não é contra a teoria clássica e sim um complemento que busca olhar a empresa de uma forma mais complexa, ou seja, o ambiente em que está inserido também deve fazer parte dessa nova administração, que é baseada em dois pensamentos: o linear e o sistêmico.

Pensamento linear: unidirecional e excludente, ou seja não acredita em contradições. Possui muitas regras, onde essas regras devem ser cumpridas para o alcance dos objetivos da empresa. Esta visão linear tende a exclusão das partes, como a sociedade que está inserida naquele meio organizacional, ou seja, a cidade, região e porque não o seu país, dependendo do porte da organização.

Pensamento Sistêmico: Valoriza mais o todo que as partes. Esse tipo de modelo surgiu mais recentemente com a abordagem sistêmica que é contra esse pensamento linear. Esse modelo uni as partes, diminui a distância entre elas e permite pensar em conjunto sem perder de vista todos os seus componentes. Admitem-se que na articulação entre as partes, pode-se surgir novas idéias, que é o conceito de inovação, o que seria impossível com o pensamento linear. O pensamento complexo está preocupado com o ambiente em que a organização está inserido, ou seja, a compreensão do todo.

Mesmo com esse pensamento, a abordagem sistêmica ainda possui várias críticas e para que se tenha uma auto-gestão que garante o desenvolvimento, deve-se lidar tanto com o Sistêmico quanto com Linear, pois os dois se “completam”, garantindo uma Administração Complexa.

Mais Informações no site: http://www.eternoretorno.com/2008/12/20/modelos-de-pensamentos-do-homem-linear-e-sistemico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário