quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Economia Solidária em Belo Horizonte

Economia solidária é uma forma de distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital, envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural porque, além da visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências de Economia Solidária se projetam no espaço público, no qual estão inseridas, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável.

É sobre este conceito de Economia Solidária que Belo Horizonte em MG, vem desenvolvendo atividades para formar e capacitar órgãos, governamentais ou não, que tenham o interesse de fortalecer e fomentar a economia solidária na cidade através do Centro Público de Economia Solidária

Segundo informações do Ministério do Trabalho, Belo Horizonte tem aproximadamente 230 empreendimentos produtivos ligados a programas de economia solidária, desde a produção de artesanato à prestação de serviços.

A cidade possui também uma rede formada por 50 organizações da sociedade civil - filantrópicas e assistenciais - que atuam na formação social, cultural, política, econômica e profissional dos trabalhadores e no apoio, fomento e assessoramento dos empreendimentos. Em todo o Brasil, mais de 20 centros solidários são vinculados ao Governo Federal”.

Mais informações no site: http://www.adital.org.br/site/noticia2.asp?lang=PT&cod=29340


Agora no Mercado Distrital do Cruzeiro tem também Economia Popular Solidária. Feira permanente todos os terceiros finais de semana de cada mês no endereço: Rua Ouro Fino, 452 - Bairro Cruzeiro - Belo Horizonte / MG.

Mais informações no site: http://cirandas.net/faces-do-brasil/blog/feira-permanente-de-economia-solidaria-em-belo-horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário