quinta-feira, 30 de setembro de 2010

POLISSEMIA DO CONCEITO DE COMPETÊNCIA

O termo Competência apresenta uma variedade de significado de acordo com vários autores.

Polissemia é uma característica de algumas palavras que podem ter mais de um significado diferente, embora tenham uma relação.

O termo competência surge devido às grandes mudanças ocorridas no mundo, a globalização “obrigou” as pessoas possuírem certo diferencial para continuar no mercado de trabalho ou para conseguir um emprego, esse diferencial é a competência.

Vários autores discutem a conceituação do termo competência. De acordo com Barbosa (2003), a competência é: “... o conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos que se voltam a determinado desempenho ou resultado esperado, é objeto de amplas reflexões nas esferas acadêmica, empresarial e institucional.”

Le Boterf (2003) segue na mesma linha de Barbosa: “... refere-se à capacidade de combinar recursos incorporados à pessoa (conhecimentos, habilidades, qualidade, experiências, capacidades cognitivas, recursos emocionais etc.) e recursos presentes no meio (bancos de dados, redes de especialistas, redes documentares etc.).”

Gallart & Jacinto (1995), definem competências como o conjunto de saberes à disposição dos trabalhadores/empregados para resolver situações de trabalho, evidenciando, nessa argumentação, a indissociabilidade entre competência e ação, exigindo que determinado conhecimento oriente essa ação.

E Quinn (2003) já afirma que competência envolve tanto os indivíduos quanto a organização, pois é a competência desenvolvida pelas pessoas que leva a empresa ao sucesso, “a gestão por competências constitui um modelo gerencial que se propõe a integrar e orientar esforços, sobretudo os que estão relacionados à gestão de pessoas, visando desenvolver e sustentar competências consideradas fundamentais aos objetivos organizacionais”.

Enfim, o termo competência mesmo possuindo uma diversidade de conceito, todos chegam a um consenso geral que é o sucesso da organização. Alguns autores utilizam o termo competência e habilidade se referindo às características do desempenho das relações pessoais, outros já os separam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário