sábado, 18 de setembro de 2010

Mulheres Empreendedoras


Segundo dados estatísticos coletados pelo instituto Sebrae, observa-se que o Brasil encontra-se entre os cinco países mais empreendedores do mundo. De cada 100 pessoas adultas, 14 criam ou administram uma empresa.

Mas afinal de contas, o que é ser um empreendedor? Empreendedor é aquele capaz de realizar coisas novas, viabilizar e colocar em prática suas ideias inovadoras. Para Peter Drucker é "um indivíduo que identifica oportunidades e para explorá-las toma iniciativa de reunir, organizar ou administrar recursos, assumindo uma quantidade significativa de risco associado com a participação acionária nesta empresa, comprometendo-se pessoalmente com o resultado".

Dessa forma, é possível concluir que por detrás de uma empresa de sucesso há um grande empreendedor. E é neste cenário que surge a figura da mulher. Entre as diversas revoluções que ocorreram no decorrer dos séculos, nenhuma se mostrou tão intensa quanto a Revolução Feminina. A mulher rompeu barreiras e enfrentou todas as discriminações e preconceitos. Atualmente, lutam para conquistar seu espaço no mercado de trabalho, com determinação, ousadia e bravura, dando conta de suas inúmeras outras responsabilidades como dona de casa, mãe e esposa.

A presença da mulher nos negócios cresce vertiginosamente dentro de pequenas, médias e grandes empresas. Segundo o instituto Sebrae, a participação feminina nos novos empreendimentos corresponde a 38% do total. Nos processos empresariais, mostra-se racional e com grande facilidade de trabalhar com a diversidade de funções e processos de maneira otimizada, além de estar arraigada em fatos transparentes e éticos.

Portanto, a mulher dos tempos atuais tornou-se chefe de família, desempenhando também os papeis de mãe e esposa, contribuindo, com o seu valor, para o desenvolvimento do país. Por fim, Probst argumenta “o feminismo não levou a mulher além das manchetes de jornais e noticiários de televisão. Nenhuma mulher se tornou astronauta, juíza da suprema corte, presidente de uma corporação apenas por não ser homem. Ou seja, subiram por necessidades das corporações de diversificar seu quadro. Subiram por seus méritos medidos pelos padrões que valem tanto para os homens quanto para elas.”

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