A economia solidária é um assunto que vem se desenvolvendo atualmente, como um modelo alternativo de organização em relação ao modelo capitalista vigente. Tem como base a cooperação, autogestão e solidariedade entre os envolvidos no processo, buscando o desenvolvimento, tanto econômico quanto social e cultural.
A solidariedade é a chave da implementação da economia solidária, tornando o todo maior que a soma de suas partes. Isto quer dizer que tal modelo de organização prioriza a autonomia, sendo esta a forma de resgatar o fator humano dentro do ambiente de trabalho e na sociedade em geral.
Dessa forma, a empresa solidária é aquela cuja gestão é exercida democraticamente, e os colaboradores têm responsabilidades delegadas e direito à participação direta ou indireta no processo decisório. Trata-se de um empreendimento coletivo e participativo, onde a educação e devida capacitação profissional são elementos de fundamental importância para a implantação e desenvolvimento da economia solidária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário