terça-feira, 31 de agosto de 2010

Competência


Como um dos temas hoje em sala de aula foi Competência, decidi falar um pouco sobre o que sei, devido meu projeto de pesquisar ser relacionado a este assunto. Além do que, hoje o tema tratado no meu grupo foi Globalização e a competência torna-se mais valorizada após os efeitos ocorridos pela era da globalização.
Enfim, a globalização provocou mudanças organizacionais, o que gerou crescente necessidade das pessoas se envolverem e desenvolverem para manter-se na organização. Neste contexto, somente as práticas tradicionais de treinamento e desenvolvimento não respondem mais as novas demandas, exigindo revisões constantes quanto à esperada capacitação do trabalhador.
Diante deste contexto para o trabalhador continuar na empresa ele deve sempre buscar o sucesso da organização, deve desempenhar bem o seu papel ou cargo com comprometimento para tornar a empresa competitiva e ser reconhecido, porém não mais existe a capacitação para o exercício de uma função para um cargo, mas precisa capacitação para adaptar-se e aprender a aprender continuamente.
Surge então, a concepção de desenvolvimento por competências em que não se valoriza mais a capacitação para a reprodução de atividades de um cargo da empresa, não apenas as habilidades práticas, de ofício e sim conhecimentos, habilidades, atitudes, emoções, fatores ligados as pessoas, pois, são os fatores essenciais para adaptação diante de tantas mudanças...

Por: Mariene Resende Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário