No meu ver e em pesquisas sobre este assunto, segue logo abaixo o que compreendi sobre AUTOGESTÃO:
Entende-se por autogestão uma forma de gestão democrática, que marcou e tem marcado vários instantes da história em diversos contextos. Ultimamente, a autogestão tem causado um impacto sócio/econômico. Sendo vista como um desafio para os empreendedores, embora ao ser desenvolvida torna-se fator útil ao desenvolvimento humano e social.
A autogestão está inserida no capitalismo, em que tem-se o domínio dos meios de produção sobre a força de trabalho, sendo esta uma perspectiva de transformação social.
Com a globalização, revoluções tecnológicas o desemprego torna-se uma mazela social. O desempregado através da autogestão identifica uma oportunidade que lhe proporcionará renda e uma nova inserção social, pois, a autogestão concede autonomia para os próprios produtores dirigirem sua atividade e os produtos dela derivados.
É fato que este tema ainda provoca muitas dúvidas e muitos desafios, sendo visto ainda como uma forma radical de proporcionar ao trabalhador parte do que o capitalismo lhe tirou. Mas, torna-se um estímulo a liberdade e ao agir democrático das pessoas, para um novo modelo de produção livre e democrático.
Por: Mariene Resende Cunha